Impasse nas Eleições dos EUA. A favor de quem se resolverá?

Leia o Artigo do presidente da FENASTC, Amauri Perusso.

“Tilden ou Sangue” – declaram Democratas em um Cartaz (onde a mão repousa sobre uma pistola) de convocação da população para uma marcha de 100 mil sobre Washington, D. C.

Robert Redford´s, no documentário THE WEST, no episódio 04, que trata da vida de Jesse James, na NETFLIX, apresenta o impasse nas eleições dos EUA. Ano de 1876.

Na sucessão do Presidente Ulysses Simpson Grant (sim, aquele que dá nome ao whisky – Grant), quando ainda grassava forte ressentimento do Sul, com a derrota na Guerra Civil de Secessão 1861 a 1865, apresentam-se dois candidatos: pelos Democratas, o Governador de Nova Yorque, Samuel J. Tilden, candidato abertamente racista. Critica a emancipação dos negros e apoia-se no ressentimento sulista. Os Sulistas comparecem em massa para a votação. Tilden obtém mais votos que seu opositor. Mas, não alcança o número de delegados para ser declarado Presidente.

Os Republicanos vêm com Ruthenford B. Hayes. Sua campanha evidencia a defesa dos direitos dos negros.

Em disputa a “política de reconstrução”.

Que direitos têm os negros? Qual seu papel na sociedade?

A resposta da política da reconstrução é: direitos iguais.

Os negros já haviam elegido Congressistas e Senadores, inclusive no Sul.

Quando Abrahan Lincoln (Republicano) coloca em vigência em 01 de janeiro de 1863, o “ATO DE EMANCIPAÇÃO” são 04 milhões de negros (dos quais 500 mil livres) e 08 milhões de brancos no sul dos EUA (contados antes da guerra civil).

Os supremacistas brancos, ligados ao partido democrata, defendem como inaceitável a interferência do Norte, que mantém milhares de soldados no sul, para garantir a política de reconstrução.

“Na manhã seguinte às eleições, 28 de setembro de 1876, ainda não está claro quem foi o vencedor, com quatro Estados impugnados, três deles do Sul, Carolina do Sul, Florida e Lousiana”.

Os Democratas dizem: “Tilden ou Sangue”. O cartaz coloca uma mão sobre a pistola e outra mão tentando conte-la. Convoca uma marcha de 100 mil pessoas sobre a Capital. Grant coloca de prontidão as forças armadas para garantir a segurança.

Haverá guerra civil? Outra vez?

Em 26 de fevereiro de 1877, meses depois das eleições, reunidos num hotel em Washington, os candidatos, por seus representantes no Congresso e na Suprema Corte, com um total de 15 homens (dizem, desses, contando 05 independentes) chegam ao um acordo. “Não importa quantos votos você fez. Damos a Presidência a você e você retira as tropas do sul. Simples assim”.

Hayes será o 19º presidente e, imediatamente retira todas as tropas do sul. É o fim do programa de reconstrução.

“A barganha de 1877 marca o fim do compromisso Federal de proteger os direitos básicos dos cidadãos negros do sul. O direito de votar e ter empregos, para os escravos recém-libertados no sul, não é mais protegido”. “Demoraria mais 100 anos para possuírem direitos iguais perante a constituição”. “Se estabelece a supremacia branca do Partido Democrata” (documentário).

A Grande Marcha dos Direitos Civis, de Martin Luther King, ocorreu, somente, em 1963.

Hayes autoriza o assassinato covarde, dentro de uma reserva, onde vivia com seu povo, do líder indígena Sioux, Crazy Horse (que derrotou na batalha de Little Bighorn, George Armstrong Custer e seus regimentos. Custer morre nesse combate).

E, depois disso, a morte de Sitting Bull, outro dos grandes lideres indígenas.

Os bisões são mortos aos milhões, como política de Estado. As tribos indígenas são derrotadas pela fome. Muitas são dizimadas. (*Enterrem meu coração na curva do Rio. Livro. Autor: Dee Brown).

O território índio é invadido. Para retirar ouro e prata e para criar gado.

Os EUA voltam a ter impasse em 2000 e arrastam a Suprema Corte para a lama da história, para garantir a vitória de George W. Bush (filho).

Agora, o império em decadência tem dois candidatos. Bolsonaro abraçou Trump. Logo, a maioria dos Brasileiros escolheu Biden.

Porque devemos escolher dentre dois postulantes a direção executiva do império? Qual a contribuição dos EUA ao mundo e ao Povo Brasileiro? Você se sente representado pela eleição dos EUA? E pela Globo?

O resultado eleitoral se resolverá a favor dos EUA. Sem ingenuidade.

Amauri Perusso – 05 de novembro de 2020

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat